Monday, December 18, 2006

BELEZA E PATRIMÔNIO MUNICIPAL


Sem dúvida nenhuma, um dos grandes atrativos de Santa Maria do Salto é a pedra que reside bem em frente a cidade. Fico a imaginar o que teria passado na cabeça do primeiro morado dessa região ao se mudar para cá. Ele deve ter pensado: "Nossa, que pedra fantástica". E então, resolveu instalar a sua humilde casa nessa região.

Passados quase meio século depois, a imagem que temos da pedra não é tão diferente da que o fundador de Santa Maria do Salto teve naquela época. Até hoje nós pensamos "Oh, Deus, que linda paisagem que temos. Somos mesmo provilegiados". E realmente somos.

Até hoje nunca me veio à mente como que o ser humano poderia vir a destruir uma beleza como essa pedra. Tirar o seu encanto de alguma forma. Essa pedra acompanhou todo o crescimento de Santa Maria do Salto. De fato é como uma mãe que vê o seu filho crescer a cada dia. Sem dúvida alguma um dos grandes atrativos turisticos da região é a pedra. Falta, contudo, todo e qualquer tipo de políticas voltadas para o turismo na região. O que faz com que:

1. Não tenhamos a geração de empregos.

2. Os recursos naturais da nossa região são sugados de forma irregular. (devastação de árvores e recursos hídricos).

3. A uma falta de sentimento municipalista, digamos assim, para definir o defido amor que os moradores de uma cidade deva vim a ter pela sua cidade.


Lamento muito, por isso, afinal amar a própria terra é um sentimento que não deve abandonar jamais qualquer ser humano.

Santa Maria do Salto é uma bela cidade, é verdade, mas vem sendo maltratada pela falta de políticas sérias voltadas para a população, e também, pela própria população, desistruída, que sofre por não defender de forma legítima os interesses coletivos que lhe são por direito.

O saco de cimento ainda compra votos nessa terra.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home